OSHKOSH – A maior feira de aviação do mundo!

- Por Reinaldo Matte

Quando criança, uma das minhas diversões prediletas era montar as peças plásticas da Revell brinquedos, principalmente navios e aviões da segunda Guerra Mundial. Entre os navios, a estrela predileta era a arma mais temida dos mares da época, o encouraçado navio da marinha alemã – o  gigantesco Bismarck -considerado indestrutível .
Entre os aviões, os meus prediletos eram o lendário Spitfire, o cuspidor de fogo, o avião britânico mais famoso da 2ª guerra e o único que operou durante todo o conflito, restam hoje menos de 50 exemplares no mundo e alguns estavam ali voando nesta feira de Oshkosh. Entre os alemães, o destaque era o Messerschmitt, a espinha dorsal da força aérea alemã. Luftwaffe, um dos primeiros caças verdadeiramente modernos. O Mitsubishi  A6M Zero, um  japonês de grande potencial destruidor considerado quase indestrutível durante a 2ª guerra .



Na sequência outras aeronaves de guerra foram surgindo com maior poder de fogo como o anglo americano P-51 Mustang, um dos que mais  apreciava e brincava . Todos estes e muito mais estavam perfilados em cima do meu balcão de brinquedos projetando um orgulho imenso de tê-los construídos peça a peça.
Seguidamente deitava na cama com os modelos na mão, circulando- os  sobre minha cabeça imaginando-me voando neles. Tudo agora relembrei  visitando  e vendo esta que é a maior feira de aviação do mundo chamada de EAA AIR VENTURE OSHKOSH que ocorre na cidade do mesmo nome no estado de Wisconsin – região dos grandes lagos- próxima a Chicago nos Estados Unidos. Uma típica cidade do interior americano com suas casas sem muros, nem grades,  com  cerca de 60 mil habitantes mas que durante o evento recebe mais de 1 milhão de pessoas .




Parecia que uma cortina do tempo tinha se aberto aos meus olhos, transcendendo aos sonhos da minha infância colocando-me em uma realidade inimaginável. Já tinha o conhecimento desta feira que se realiza há mais de 30 anos, mas sequer imaginava sua grandiosidade e beleza, é diferente de tudo. São mais de 15 mil aviões estacionados, em grandes áreas com campings, estacionamento para carros, motorhomes, e é claro, aviões para todos os lados.




Nos hospedamos em uma casa na cidade de Green Bay, alugada pela Matte Viagens, uma cidade inacreditável, onde pode-se deixar a casa aberta, os jardins são compartilhados com outras casas sem muros, e com proteção total . 

No primeiro dia da feira, já pudemos sentir as emoções que iriam se apresentar, aquele mar de aviões, enormes tendas das principais marcas como a Honda, a brasileira Embraer, Airbus, Lookheed e milhares de outras. Cerca de 150 mil pessoas visitam a feira a cada dia. Todos os aviões que eu via em filmes e lia quando jovem, ali estavam postados lado a lado, era de arrepiar, e todos praticamente novos, é incrível como seus donos preservam suas relíquias.


CONTINUA...

Comentários