Conhecendo a Croácia

O primeiro desafio do Brasil na Copa do Mundo é contra a Croácia. A seleção croata não é considerada um adversário forte. Trata-se de uma equipe fraca, na qual o destaque fica por conta do meia Luka Modric, jogador do time campeão da Champions League, o Real Madrid. Se dentro das quatro linhas os croatas não impressionam, o mesmo não se pode dizer do país que eles representam.

Um ótimo destino pra quem pretende viajar,a Croácia possui pontos turísticos diferenciados. Localizada ao sul da Europa, o país possui área de 56 mil quilômetros quadrados, o que equivale ao tamanho do estado brasileiro da Paraíba. É simplesmente impossível não se impressionar com as praias croatas e a riqueza histórica do país. Banhado pelo mar Adriático, as regiões de Istria e Dalmácia são as principais atrações turísticas da Croácia, onde a beleza do mar, as ilhas e os centros históricos atraem turistas de todos os lugares do mundo.

Confira algumas dicas de lugares que você precisa conhecer!

Zagreb

Capital da Croácia, não é um dos destinos imperdíveis. Comparado com outros lugares, deixa um poquinho a desejar. Vale conhecer pelo fato de ser a cidade mais importante do país. Se levarmos em conta os garndes centros brasileiros, Zagreb mais parece uma cidade de interior. Tem apenas 780 mil habitantes!

A grande atração de Zagreb é a igreja de São Marcos, uma construção com o telhado todo quadriculado, assim como a bandeira do país. No entanto, a Catedral de São Estevão é uma edificação mais imponente, que data de 1094 e que vale a pena conhecer.



Dubrovnik

A cidade é considerada um verdadeiro museu a céu aberto. A Cidade Velha, um local tombado como patrimônio histórico pela Unesco, e as Muralhas da Cidade são a grande atração. Todo o espaço dentro e fora da Cidade Velha pode ser percorrido a pé. Você vai sentir como se tivesse voltado no tempo, com a arquitetura que mistura traços medievais e renascentistas.

O passeio mais longo é a escalada do Monte Srdj, um desafio cuja verdadeira recompensa é a vista fabulosa. Além disso, vale a pena visitar as ruínas do forte de Napoleão e a estação de bondinho. A principal rua do centro antigo, Placa, construìda com pedras quase brancas e escorregadias, é o lugar onde se realizam as principais manifestações da cidade e onde está a maior parte das lojas e dos turistas.

A cidade também possuem muitas igrejas que merecem ser visitadas. A igraja de São Francisco e a de São Biagio, dedicada ao patrono da cidade merecem uma visita. Existem também palácios interessantes como o Palazzo del Rettore, onde fica o Museu de Dubrovnik que possui uma curiosa coleção de relógios antigos - quase todos parados na hora 5:45, que, segundo contam, foi quando as tropas de Napoleão entraram na cidade.




Lagos de Plitvice

Alguns consideram essa a principal atração turística da Croácia. Não tem como não se impressionar com a cor da  água dos Lagos Plitvice.

Os Lagos ficam na região central do país, a meio caminho entre a capital Zagreb e o litoral. A nossa dica é entrar no Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, escolher uma das muitas trilhas para percorrer e se encantar com as belezas naturais. Além disso, você pode pegar o barquinho elétrico que te ajuda a atravessar o lago principal de ponta a ponta.




Split

Split é uma cidade que fica bem no centro da faixa litorânea da Croácia. Bem em frente dela, olhando para o mar Adriático, dezenas  de ilhas paradisíacas estão disponíveis: Hvar, Vis, Brac e Korcula são as mais famosas, mas não as únicas.

A grande atração de Split são as praias urbanas. Vale ressaltar que as praias por lá não são exatamente como no Brasil. São poucas as que tem areia, mas a água é cristalina e vale o mergulho!

A Cidade Antiga possui ruínas históricas e é patrimônio da humanidade, tombado pela Unesco. Tudo está restaurado e bem cuidado, recheados de restaurantes, lojas e lugares simpáticos para passear: de dia ou de noite.

O palácio de diocleciano é a grande atração do local. É um lugar lindo, mágico e é tão grande que é praticamente um bairro!



Hvar

A Ilha de Hvar é um dos paraísos mais fantásticos do Adriático, terra de baladas famosas, gente bonita e paisagens estonteantes. Para chegar em Hvar, a melhor opção é pegar um barco em Split e seguir rumo a ilha. A viagem dura cerca de 1 hora.

No verão, o sol nasce por volta de 5 horas da manhã e se põe às 22h. Para quem quer se refrescar nas águas transparentes do Adriático e simplesmente curtir o sol e a natureza, é o destino perfeito. Algumas praias ainda são praticamente desertas e, por isso, ainda mais incríveis. Entre subidas, descidas e curvas, as plantações de lavandas espalham seu perfume. Uma boa ideia é fazer passeios de barco e aproveitar para conhecer as ilhazinhas ao redor.




E então? O que vocês acharam da Croácia? Mande sua opinião pra gente!

Comentários