O mundo pela câmera do celular



Viajar é maravilhoso. Uma possibilidade para conhecer outras culturas e fazer registros de um mundo novo para nós. É sempre uma mistura de aprendizados e diversão, e é claro que queremos fotografar tudo que podemos. Mas nem sempre as fotos saem como gostaríamos, aliás, é isso que normalmente acontece.

Convidamos então o artista visual e Diretor de Artes, Rodrigo Troito, para nos dar algumas dicas na hora de fazer fotos em viagens. Só que ele é totalmente a favor de registramos tudinho pela lente do celular. "O celular é perfeito para retratar os mais inesperados ângulos e imagens que um viajante pode se deparar no seu caminho. Enquanto as máquinas profissionais pesam e nem sempre podem estar presente o celular ganha em dinamismo", explicou ele, que atualmente mora em Barcelona e faz fotos incríveis com o celular. (Vale ressaltar que para fins profissionais ele não abre mão de uma boa câmera profissional, ok?) Olha só estas fotos em Caminhos de Santiago que o Rodrigo fez com o celular.


Caminhos de Santiago, por Rodrigo Troito.



Caminhos de Santiago, por Rodrigo Troito.

Matte Viagens: Qual é a dica para quem vai viajar e quer levar apenas o celular para fotografar? Rodrigo Troito: Uma dica básica é tentar manter o celular sempre carregado pois a melhor foto é sempre a que estar por vir, a desconhecida até então. Outra boa dica é não ficar com o primeiro ponto de vista do objeto/lugar a ser fotografado, circular em torno e não ter preguiça de se abaixar ou buscar ângulos não tão usuais.


A dica de Troito é buscar ângulos diferenciados.





Matte Viagens: Nas tuas fotos, tem algum recurso do celular que tu sempre prefere? HDR, por exemplo.É a favor dos efeitos ou prefere as paisagens como elas são? Rodrigo Troito: As lentes dos celulares atuais, apesar de cumprirem com a minha necessidade não profissional, não chegam perto da eficiência e qualidade que um kit de fotógrafo profissional proporciona com diversas lentes, filtros, zoom analógico, luz, etc. Atualmente em meu iPhone 4s tenho o HDR em off mas para chegar a resultados mais estéticos trato as imagens no Instagram jogando com contrate (evitando exageros). Também vou alternando entre uns 3 conjuntos de filtros, que tenho como favoritos, dependendo como eu sinta a necessidade em cada imagem. Também tenho a busca por fotos mais naturais sem recursos digitais porém muitas vezes tenho um sentimento contraditório a isso e penso que tudo pode ser melhorado e que os filtros ajudam a manter um estilo assim como ângulos, enquadramentos e pontos de vistas de paisagens. Gosto de pensar que esses tratamentos sobre a imagem fotografada seja uma aproximação à realidade que eu vi naquele momento já que 'o real' é muito distante do visto nas fotografias. Cada foto é um olhar e cada olhar é uma história.

Rodrigo Troito, Barcelona.

Outra dica é prestar atenção na iluminação e tentar manter o objeto principal com bastante luz. O enquadramento também merece atenção. A regra dos terços ainda vale. Divida a imagem em nove quadrados iguais e procure colocar o ponto mais importante da sua foto em uma das quatro pontas do quadrado central. Mas encare isso apenas como um guia. Fique à vontade para desrespeitá-la quando achar necessário - olha que ângulo diferente o Troito encntrou, e deu certo. 

Outra coisa importante: não use o zoom do celular, vá você mais perto! O zoom muitas vezes faz com que se perca a qualidade da fotografia e não fica legal. Se você curte mesmo fotografar os lugares por onde passa, é legal também começar a seguir pessoas que fazem fotos diferentes e criativas como @titaponte ou @theorocha. E claro, sigam também o nosso entrevistado de hoje, @troitotroito
Esperamos que você arrase nas próximas fotografias, e se quiser compartilhar conosco, é só marcar com a hastag  #MatteViagens. Até a próxima!

Arco do Triunfo, por Rodrigo Troito.








Comentários