Nativitaten de outro ângulo

Na semana passada, aqui no blog da Matte Viagens, falamos sobre a programação de Natal em Gramado e Canela. Um dos espetáculos que indicamos foi o Nativitaten, um show de vozes, luzes, som e fogos de artifícios às margens do Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado. Ao final do post, prometemos que um dos músicos do espetáculo iria nos contar detalhes dos ensaios, bastidores e show. Promessa é dívida! Conversamos com Pedro Jardel da Silva Coppeti Filho, ou apenas Pedro Coppeti como está em seu perfil do Facebook, e ele foi quem nos mostrou o outro lado do Nativitaten.

Fotos de arquivo pessoal de Pedro Coppeti.

Para quem não sabe, o Nativitaten, assim como o Natal Luz, tem a segunda maior venda de bilheteria do Brasil, ficando atrás apenas do Rock in Rio. E o Pedro, com apenas 20 anos de idade, foi o mais jovem cantor a ter integrado o espetáculo. A seguir, você confere a entrevista com cantor e professor de técnica vocal Pedro Coppeti.

Blog da Matte: Como surgiu a oportunidade de fazer parte do Nativitaten? Quando?
Pedro Coppeti: Em Setembro do ano passado uma amiga minha que mora nos Estados Unidos, que fez o Nativitaten em 2010, me mandou o flyer virtual falando que haviam aberto audições para o elenco de solistas do ano de 2013/2014. Eu fui lá, cantei e me chamaram, no dia seguinte! Fiquei bem feliz e surpreso!


Blog da Matte: Quando os ensaios começaram? Quantos dias de preparação foram?
Pedro Coppeti: Na verdade, não tiveram muitos ensaios. Foram 4 ensaios, apenas, em Porto Alegre, mais um ensaio geral no lago.


Blog da Matte: Antes de se apresentar pela primeira vez, qual a sensação? Ficaste com medo? Deu frio na barriga?
Pedro Coppeti: Fiquei muito nervoso, sim, primeiro porque eu era o solista mais novo da equipe, os outros tinham quase 30 ou mais e eu tinha 20 anos! Estava em uma pressão bem punk hahahaha. Mas a sensação foi maravilhosa! Ter em média 6 mil pessoas te assistindo, junto a uma orquestra e cantores maravilhosos, isso sem contar o show de fogos, é uma sensação inexplicável.


Blog da Matte: Como tu encarou a responsabilidade de ser o mais jovem cantor do grupo?
Pedro Coppeti: Então, foi bem complicado, porque eu sempre fui uma pessoa de me cobrar muito. Me puxei demais. Fiz várias aulas de técnica vocal para dominar bem o repertório e tentar o possível ficar de igual para igual com os outros cantores que eram bem mais experientes profissionalmente do que eu. Mas acredito que eu tenha feito um bom trabalho - pelo menos, ninguém reclamou (risos!).


Blog da Matte: Nos conta alguma curiosidade dos bastidores do espetáculo?
Pedro Coppeti: Era muito divertido! Toda a equipe, os solistas, o pessoal do circo, os instrumentistas, a direção, todos se ajudavam. Nós brincávamos muito! Um ajudava o outro a se arrumar. Outra coisa muito boa é que, se algo dava errado, ou alguém errava, os outros estavam sempre lá para encorajar e consolar! Uma energia muito boa.

Hoje com 21 anos de idade, Pedro Coppeti é o mais jovem cantor que já integrou o grupo de musicos do Nativitaten.

Blog da Matte: Ao total, quantas pessoas envolvidas no espetáculo?
Pedro Coppeti: Aproximadamente, umas 150, contando equipe, solistas, coro, orquestra, produção, maquiagem, sonorização etc.

Blog da Matte: Quanto tempo de duração o Nativitaten tem?
Pedro Coppeti: O espetáculo do ano passado durava cerca de 1 hora e 10 minutos.

Blog da Matte: Este ano tu não estás te apresentando, mas está nos planos ir até Gramado assistir ao Nativitaten?
Pedro Coppeti: Com certeza! Conheço muitos dos cantores desse ano e sei o nível de excelência de cada um. Também quero ir assistir a Fantástica Fábrica, que uma das solistas do Nativitaten do ano passado está participando como "Mamãe Noel" e uma grande amiga minha está interpretando a fada "Sininho".

Blog da Matte: O que tu tens a dizer para as pessoas que ainda não assistiram ao espetáculo?

Pedro Coppeti: Simplesmente: vão. Vocês não sabem o quão lindo é. Uma experiência única! O Nativitaten tem reconhecimento mundial quando eu fui para os Estados Unidos, eles já haviam ouvido falar do espetáculo. Ano passado vários alemães compraram ingressos...sem falar do reconhecimento que esse espetáculo dá para qualquer cantor do Brasil. 

Comentários