Ano Novo pelo mundo

Convidamos uma russa, um italiano, uma francesa e uma americana para contar como é comemorado a virada de ano em seus paises. Descobrimos coisas curiosas!

Ano Novo na Rússia, por Sasha Yakovleva, jornalista russa, crescida na Ucrânia e que vive no Brasil.

Sasha conta como é comemorado o Ano Novo na Rússia!

"Para quem não sabe, o Ano Novo é comemorado duas vezes no meu país: no dia 31/12 (versão moderna, de acordo com o calendário Gregoriano) e 13/01 (versão antiga, segundo o calendário Juliano). O Natal também não é no dia 25/12, mas sim no 7/01. Entre as duas comemorações, a primeira, o Ano Novo, ganha em popularidade. Nós, russos, devido a perseguição religiosa na época do comunismo, esperamos muito mais o Ano Novo e comemoramos a virada com toda força – comida boa, champanhe, abraços, desejos de prosperidade e troca de presentes. Sim, trocamos presentes no dia 31/12, quando o relógio começa a bater meia-noite. "

Ano Novo na Rússia.
"No geral, a nossa preparação para o Ano Novo é muito parecida com a de Natal no Brasil. É interessante mencionar que os russos são muito ligados no calendário chinês. Lembro que quando cheguei no Brasil e perguntei para algumas pessoas em que ano de acordo com o horóscopo chinês eles nasceram, recebi uns olhares estranhos. Pareceu que ninguém sabia o seu ano chinês! Pra mim isso foi um grande choque. Na Rússia, essa tradição é tão comum que muita gente até se veste na virada de acordo com a cor de animal que está entrando “no poder” do ano seguinte. Não é obrigatório fazer isso, mas quem segue a tradição chinesa, receberá muita sorte e prosperidade. "



Italia, por Carlo Cauti, jornalista italiano que mora em Pescara, cidade à 150km de Roma.
Carlo: Ano Novo com a família e amigos.

"Por aqui a tradição manda vestir vermelho na virada de ano. Isso porque, vermelho é a cor da sorte para o ano novo. Os mais velhos usam blusas vermelhas enquanto os jovens vestem roupas íntimas na cor para dar sorte no amor. O prato típico é lentilha, que deve ser comida a meia noite, assim como a uva! A bebida escolhida por nós italianos para brindar o novo ano é o espumante.

A comemoração normalmente é feita em família. São poucas as pessoas que vão em restaurantes ou baladas no último dia do ano, tanto que a maioria destes locais ficam fechados nesta data.Um pouco antes da meia noite o pessoal se reúne na principal praça da cidade para assistir a um concerto musical oferecido pela Prefeitura. É lá que passamos a virada com fogos de artfícios e muita comemoração – e muitos beijos!"





Piazza Salotto é onde Carlo vai com os amigos na virada.
O ponto turístico mais famoso de Roma é o local favorito dos turistas para ver os fogos da virada.


França, por Alix Desjonk, administradora de empresas que mora em Paris.
Alix: nada muito diferente no reveillon de Paris.

"Não há nada muito estranho ou diferente na virada de ano francesa. Nós chamamos a data de “le nouvel na”. Normalmente fazemos uma grande festa com os amigos. 

Por aqui se come ostras, salmão defumado e “foie gras”, uma espécie de patê de fígado de ganso. O brinde é feito com champagne. 

Ah! Na França é comum fazer uma lista chamada de "bonnes résolutions", que nada mais é do que desejos e metas para o próximo ano, como por exemplo perder peso, parar de fumar, essas coisas...As pessoas costumam usar chapéus e também compram aqueles apitos, artigos luminosos para se divertir na virada" 


Fogos de artifício na Torre Eiffel.


New Year nos Estados Unidos, por Ellen Mello, brasileira, naturalizada norte-americana, que mora no estado de Connecticut, pertinho de Nova Iorque.

Ellen Mello diz que nos Estados Unidos o ano novo não é muito empolgante!
Nos Estados Unidos, em especial por aqui onde moro, as pessoas gostam de ir para New York, passar a virada na Times Square. É bom lembrar que as ruas próximas da Times Square são fechadas no dia 31 e o trânsito é todo redirecionado. Pelas 15h as pessoas já começam a ir para lá, é uma loucura porque nesta época faz muito frio aqui, mas há quem diga que vale a pena para assistir ao espetáculo de fogos e a famosa “bola cair” em um bom lugar. Como falei antes, é muito frio, por isso, logo após a virada do ano todos vão embora, ou para casa ou para algum clube continuar as comemorações.

Times Square no Ano Novo.

Outras pessoas preferem comemorar em suas casas com a família e amigos. Não há, como no Brasil, uma cor de roupa para vestir no dia 31 de dezembro. Tem gente que até veste preto, sem problema nenhum. No outro dia, 1/01, tudo volta a funcionar normalmente aqui nos Estados Unidos. Aqui a festa da virada não é tão empolgante como no Brasil!

Comentários