Natal pelo mundo

Faltam exatamente 6 dias para o Natal. O dia 25 de dezembro é celebrado ao redor do mundo. Independente da crença ou religião, este é um dia para reunir os amigos e a família, fazer o famoso amigo secreto, comer peru...mas será que é assim em outros países?!


NATAL NA ITÁLIA

Na Itália, a entrega dos presentes é feita apenas no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, em lembrança a visita dos Reis Magos ao menino Jesus (assim como na Espanha!). Nas igrejas são montados os presépios. Na ceia são servidos peixes e massas. As crianças esperam a visita da Befana, que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. 
Na Itália, crianças esperam pela Befana.

As casas se enchem de meias penduradas nas janelas e portas, são as crianças que esperam a Befana, e se foram boazinhas durante o ano, receberão um presente… Reza a lenda que os Reis Magos pararam durante a ida ate Belém e pediram comida e abrigo a uma velha senhora, que negou ajuda. Depois essa senhora se sentou culpada por não ter os ajudado e decidiu levar também um presente para Jesus, mas não encontrando os Magos e nem a manjedoura, decidiu parar em todas as casas para dar doces para todas as crianças. Desde então, de acordo com esta lenda, a Befana passou a girar o mundo dando presentes a todas as crianças. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus, sob várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa. 

Em Roma, o Coliseu também recebe decoração especial no natal.

Buon Natale! 


NATAL NA ESPANHA

Na Espanha e em muitos países hispano-americanos, NÃO É na noite do dia 24 de dezembro nem na manhã do dia 25 que as crianças recebem seus presentes. Por lá é tradição receber os presentes no dia 6 de janeiro, no Día de los Reyes Magos. A lógica é a mesma que para as crianças brasileiras: aquelas que se comprtoram durante o ano vão receber presentes dos Reis Magos. E as que não colaboraram com os pais? Só receberão um carvão – acredite se quiser!

Na Espanha são os Reis Magos que trazem os presentes.
“Segundo a tradição cristã, os três Reis Magos eram reis no Oriente que haviam recebido uma visita de um anjo, que lhes havia dito que, em breve, nasceria o Filho de Deus, e eles deveriam seguir uma estrela que os guiaria até o lugar onde Jesus nasceria. Atribui-se ao dia 6 de janeiro o dia em que eles teriam chegado ao local em que Jesus Cristo nasceu, na cidade de Belém, atualmente no território de Israel.
Cada um deles (Melchior, Gaspar e Baltasar) levou presentes para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra, para abençoá-lo. Tal história se manteve na tradição cristã e em muitos países se comemora, nessa data, o ato de presentear as crianças, em clima de paz e de boa vontade.” (uol.com.br)

Na Espanha ruas ganham decoração natalina.

Mesmo com a figura do Papai Noel cada vez mais forte e presentes nas comemorações natalinas, influenciada pela cultura norte-americana, na Esapanha o Dia de los Reyes Magos se mantém tradicional. É aos Reis Magos que as crianças escrevem cartas, contando o que fizeram durante o ano, mostrando a eles se merecem receber os presentes. 


NATAL NOS ESTADOS UNIDOS

O Natal americano é rico em cor e brilho, e as decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas em todo o mundo. Neste época faz muito frio por lá, e em alguns estados neva, como em New York, dando um clima romântico e aconchegante para a data. Nas casas, a decoração é feita com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas. 42% das casas americana possuem uma “pine tree” (pinheiro de natal) de verdade! Na data, fazer um “snowmen” (boneco de neve) e a famosa “snowball war” (guerra de bola de neve) é quase uma regra.

A árvore de natal do Rockefeller Center, em Nova Iorque, tem 25 mentros de altura e é decorada com 45 mil lâmpadas de LED.
As crianças penduram meias perto da lareira para esperar a chegada do velhinho barbudo. Na véspera de Natal vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (canções de Natal), mostrando o espirito de confraternização. Os presentes são abertos na manhã do dia 25. O prato típico é peru recheado acompanhado de frutas tropicais. 
Merry Christmas! 


NATAL NA ALEMANHA

Já em novembro, começam as famosas feirinhas de natal pelas ruas das cidades alemãs. As comemorações “natalinas” começam com o adventszeit (“período do advento”). Este é um período contemplativo e nostálgico. O Adventszeit dura cerca de quatro semanas e tem quatro Domingos do advento (Adventssonntag). O período começa no primeiro domingo do advento (“erster Adventssonntag”) e termina na noite do dia 24 de dezembro, que na Alemanha chama-se Heiliger Abend (“Noite Santa”). As lojas das cidades alemãs ornamentam as vitrines com temas natalinos. Bonecos ou bichos de pelúcia ficam pendurados em janelas, tocam música e soltam bolhas de sabão. Os turistas podem aproveitar para comprar as Schneeballen, bolotas feitas de tiras de massa, fritas, misturadas com açucar, chocolate, creme, geleia ou qualquer outra coisa doce. Pensa na delícia!

Feiras de Natal na Alemanha encantam turistas de todas as partes do mundo.

Uma tradição na Alemanha é o Adventskranz – uma coroa de pinheiro decorada, geralmente com 4 velas. As velas são acesas gradativamente nos domingos do advento, numa espécie de contagem regressiva. 


Adventskranz – uma coroa de pinheiro decorada,
geralmente com 4 velas.
Outra tradição natalina alemã é o Adventskalender (Calendário do Advento). Este é um calendário que vai do dia primeiro ao dia 24 de dezembro, ou seja, até o Natal. Cada dia tem uma janelinha fechada, as quais devem ser abertas nos seus respectivos dias. Atrás de cada janela esconde-se uma surpresa, sendo que a do dia 24 é a maior.
Os biscoitos natalinos também já são famosos por lá nesta época do ano. Há diversas receitas, mas algumas são bem tradicionais como Zimtsterne (estrelinhas de canela) ou Vanillekipferl  (biscoito amateigado com baunilha). 







NATAL NO CANADÁ

Muitos lugares de colonização inglesa no Canadá partilham das tradições americanas. Mas, em Quebec e outras cidades de colonização francesa as comemorações natalinas são um pouquinho diferentes. A começar pela ceia, onde é servido peixe. Em Quebec, a tradição é comer o chamado “tourtière”, um tipo de torta de carne de porco, vitela ou bife. Os jovens se fantasiam para visitar idosos e pessoas doentes, levando presentes e cantando músicas natalinas. O Natal é uma época para fazer o bem, se doar e ajudar a quem precisa por lá. Alguns grupos tocam instrumentos e cantam nas ruas também.

Natal em Quebec.
Onde você já passou o Natal?! Conte para nós como foi e quais as curiosidades locais neste época do ano: mkt@matteviagens.com.br

Comentários