Visto australiano? As dicas estão aqui.

Praias com cara de paraíso, surfistas, gente bonita, canguru, Opera House, reveillon com show (inesquecível!!) de fogos de artifício, Nicole Kidmann, AC/DC. Some a isso uma cultura guiada pela boa educação, uma economia em ascensão e qualidade de vida de dar inveja! São muitos os motivos que fazem brasileiros "enlouquecer" pela Austrália. 

Austrália s2

Mas, para explorar  esse território que varia de platôs áridos de terra avermelhada a planícies costeiras que abrigam algumas das melhores praias do planeta, é preciso, antes de mais nada, conseguir o visto australiano. Para fazer a solicitação do visto, é preciso ter bem definido qual o motivo de sua viagem: turismo, estudo ou trabalho. 

A Matte Viagens te explica o que fazer em cada situção.

Vai para Austrália? A Matte Viagens mostra como deve ser solicitado o visto.


VISTO DE TURISTA PARA AUSTRÁLIA

O visto de turista é destinado, logicamente, para quem vai tirar férias na Austrália. Existem três tipos de vistos de turistas, basta você encaixar a finalidade de sua viagem de turismo para Austrália em algum deles. Segue os vistos de turismo para Austrália:
  • ETA (Visitante – Subclasse 976) – Uma autorização eletrônica para visitas de curto prazo à Austrália de até três meses. Disponível para portadores de passaporte de diversos países e regiões que vivam fora da Austrália.
  • eVisitors (Subclasse 651) – Uma autorização para turismo ou negócios à Austrália de até três meses. Disponível para portadores de passaporte da União Europeia e vários outros países que vivam fora da Austrália.
  • Visto de Turista (Subclasse 676) – Um visto temporário permitindo a permanência na Austrália por até três, seis ou doze meses. Os candidatos podem solicita-lo tanto fora como dentro da Austrália. Alguns turistas são elegíveis para enviar solicitações online para um Visto de Turismo e676.
  • Visto de visitante patrocinado por familiar (Subclasse 679) – Para pessoas que desejam visitar familiares na Austrália por um período de estadia de até 12 meses. É Necessário o patrocínio formal de um cidadão australiano ou residente permanente.
Para acessar as informações e detalhes do visto basta acessar clique aqui!
A dúvida mais frequente é: "quanto tempo demora para receber a resposta do visto?" A resposta, normalmente, sai em média de dez dias úteis. Caso seja aprovado, o solicitante receberá uma reposta via email, que poderá ser impressa e levada na viagem. As informações do solicitante ficarão gravadas no sistema central de imigração australiano e vinculadas ao número do passaporte.

VISTO DE ESTUDANTE PARA AUSTRÁLIA

Existem vistos especiais para estudantes que desejam estudar na Austrália. Há oito subclasses de vistos para estudantes, depende muito do tipo de curso que o solicitante fará na Austrália. Consulte o departamento do Governo Australiano sobre como solicitar o visto correto que atenda o motivo da sua viagem. O visto de estudante pode ser solicitado por aqueles que desejam estudar por mais de 14 semanas na Austrália, para fazer curso de inglês participar de um programa de intercâmbio, cursos técnicos, graduação, pós-graduação ou mestrado. Para conseguir o visto estudantil, o solicitante deve preencher o Formulário 157ª preenchido e assinado, passaporte válido, taxa de visto paga, exame médicos (por um médico credenciado pela embaixada) e a documentação comprovatória são os requisitos básicos para o pedido do visto. A embaixada pede que o visto australiano seja providenciado por um despachante credenciado pela embaixada australiana.
Formulários para visto de estudante
Documentos necessários para solicitar o visto de estudante
  • Formulário 157A preenchido, assinado e com foto 3×4 recente e colorida;
  • Formulário 956A preenchido e assinado;
  • Formulário 1229 (se menor de idade) – não é necessário o reconhecimento de firma mais, basta apresentar certidão de nascimento do menor e carteira de identidade dos pais;
  • Cópia colorida e autenticada das páginas com as informações pessoais do passageiro. (passaporte com validade mínima de 6 meses a partir da data de embarque);
  • Cópia colorida e autenticada frente e verso da carteira de identidade do passageiro;
  • COE (Confirmação da Matrícula);
  • Carta de Custeio (COM FIRMA RECONHECIDA);
  • Imposto de Renda Completo (CÓPIA SIMPLES);
  • Extratos bancários;
  • Últimos 3 contra-cheques ou holerites ou pró-labores ou DECORE (se empresário) ou RPA (se autônomo);
  • Carta de Intenção;
  • Comprovante Escolar e/ou Carta de Licença do Trabalho;
  • Passagem aérea (não é obrigatória);
  • Contrato Social (empresário) ou Escrituras, somente se a Embaixada solicitar;
  • Realização de exames médicos completos (lista no site www.brazil.embassy.gov.au) antes de solicitar o visto, sendo que os resultados serão enviados diretamente à Embaixada, pelo próprio médico credenciado, no momento de análise do pedido do visto;
Quanto demora para receber a resposta da embaixada? Para o visto de estudante são 25 dias úteis até o Departamento de Imigração da Austrália (prazo sujeito a alteração nos períodos de alta temporada). É indicado solicitar o visto com 2 meses de antecedência da viagem.
Lembrando que os estudantes na Austrália, durante o período acadêmico, e com visto de estudante em dia, podem trabalhar legalmente até no máximo 40 horas quinzenais. No entanto, no período de férias estudantes podem trabalhar quantas horas quiserem, mas é necessário pedir autorização ao departamento de Imigração na Austrália (DIMIA) assim que os estudos iniciarem.

VISTO DE NEGÓCIOS PARA AUSTRÁLIA

O visto de negócios pode ser solicitado por aqueles que irão a Austrália a trabalho, por um período máximo de três meses para realizar negócios, participar de reuniões, seminários, congressos ou workshops. Para preencher o formulário de solicitação para visto de negócios é só clicar AQUI.
Documentos necessários para visto de negócios
  • Carta da empresa onde trabalha no Brasil informando o motivo e o período da viagem;
  • Carta-convite da empresa na Austrália;
  • Inscrição no evento, caso esteja participando de algum Congresso ou Conferência.
  • Imposto de Renda do solicitante do visto (cópia autenticada);
  • Quaisquer comprovantes de patrocínio da viagem;
  • Comprovante de reserva de passagem aérea (print fornecido pela agência de turismo ou companhia aérea).
Quanto demora para receber a resposta da embaixada? O prazo é de 30 dias úteis para o processamento para solicitação de vistos indicado pelo Departamento de Imigração da Austrália. A embaixada indica que o solicitante vá atrás do visto com no mínimo oito semanas de antecedência da data da viagem, considerando o transporte do material.

É claro que se você for viajar para Austrália e quiser uma ajudinha na hora de tirar o visto, a equipe Matte Viagens estará pronta para lhe assessorar neste procedimento. É só ligar (51)3715-8044 ou enviar um e-mail para mkt@matteviagens.com.br. Será um prazer ajudar você!

Comentários

  1. Excelente post!
    Principalmente para esclarecer melhor sobre as diferenças do visto de turista para um primeira visita. ;)

    ResponderExcluir

Postar um comentário