Alemanha, um país que transcende emoções.

Por Reinaldo Carlos Matte

Desde pequeno minha vontade de conhecer a Alemanha foi crescendo a medida que meus avós, pais, e tios, contavam  histórias sobre os nossos antepassados e costumes deste país. Especialmente quando eu vivenciava as tradições alemãs representadas no Natal e Páscoa, através dos cantos em alemão ensinados pela Oma, uma atmosfera mágica em uma época de ouro. Mal podia imaginar que o destino iria me proporcionar o privilégio de visitar este país por diversas vezes e assim admirá-lo cada vez mais.

Lago Titisee.


Apreciando esta foto lembro da beleza de uma destas viagens, das flores em frente ao lago Titisee, o maior da Floresta Negra. Uma paisagem cercada por flores que se debruçam nas sacadas dos hotéis típicos, das casas e das lojas onde se encontram os famosos relógios cucos. Nossa viagem continuava  pela Floresta Negra, em direção à bela ilha de Lindau  as margens do Lago Constança, sempre através de cidadezinhas extremamente limpas e organizadas, e claro, com aquela paisagem deslumbrante acompanhada  pelos fabulosos Alpes .

Estávamos nos preparando  para apreciar  uma das obras mais espetaculares que já haviamos visto, que é o Castelo de Neuchwanstein, o mesmo que inspirou Walt Disney na criação do castelo da Cinderela.  Então,  uma visão mágica se abriu aos olhos de todos. Seu criador, o Rei Luis II, famoso rei Louco, cuja profissão era construir castelos, auxiliou ali o desenvolvimento do aquecimento central. Observei  por todo o castelo  lareiras enormes cujos dutos  se conectavam aos fogões da cozinha, estendendo-se por todos os aposentos do castelo gigantesco, com pinturas únicas no teto e uma gruta de pedra com cascata em uma das torres. Sem dúvidas uma raridade no mundo. Naquela noite apaguei as luzes do quarto na certeza de que ascendia uma das melhores lembranças que poderia levar para o resto da minha vida.

Tivemos a benção de visitar a mundialmente famosa igreja de Wieskirche, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Uma obra prima do rococó, onde encontra-se a imagem do Cristo Flagelado, que supostamente derramava lágrimas, este milagre leva milhares de peregrinos ao local. 

Castelo de Linderhof , do Rei Louco. 


Conhecemos também o castelo de Linderhof, também construído pelo “Rei louco”. Mesmo já tendo apreciado castelos e jardins  monumentais pela Europa, este sem dúvidas supera o bom gosto e a beleza da maioria. Seu  interior é magnífico, com suas centenas de espelhos que projetam as  pessoas em uma espécie de terceira dimensão. Minha imagem refletia-se em um túnel  em direção ao infinito. Assim são os jardins, todos projetados em perspectivas uniformes, dando a impressão de que as flores, arbustos, árvores e as estátuas do chafariz estão todas voltadas para apreciarem o fabuloso castelo.

O castelo é tão lindo que vale mais uma foto.


Seguimos viagem para a charmosa cidade de Garmisch-Partenkirchen e chegamos em Innsbruck - bela capital austríaca cercada pelas grandes montanhas dos Alpes cobertas de neve. A cidade tem prédios típicos e o rio Inn, um tesouro a ser descoberto.

Garmisch-Partenkirchen é encantadora.


Foi em clima de festa chegamos em Munique, onde nos entrosamos com  esta pulsante cidade  degustando ótimos chopes, salsichas e caminhando despreocupadamente sob o sol do outono. Acontecia a maior festa da cerveja do mundo e ao som das bandas fomos curtindo esta cidade incrível.

Munique em clima de festa!


De Munique a estrada nos levou a Rothenburg, uma das cidades mais antigas da Rota Romântica, toda cercada ainda por muralhas medievais. É uma jóia a ser usada através de nossos pensamentos e lembranças .

Berlim foi a última parada da viagem.


Berlin, a capital, foi o final de nossa viagem. Incrivelmente cosmopolita abriga  em suas construções imagens da guerra, como a  igreja mais famosa da cidade, hoje em parte reconstruída.  Outra atração imperdível é a Ilha dos Museus, onde o de Pergamon é o centro de todo este tesouro. Na sua entrada, projetei-me no tempo através das escadarias, pilares, figuras mitológicas  e pelas cidades de Pérgamo e Priene. Objetos monumentais que foram encontrados em escavações  arqueólogias estão ali expostos como se o tempo tivesse ali estacionado.

Escadarias de Pergamon.



Este é o roteiro que a MATTE VIAGENS programou com saída de Santa Cruz, no dia 12 de Setembro – com acompanhamento de guia durante todo a viagem e duração de 12 dias. 

Comentários