Dica de Viagem

Vai viajar e está na dúvida de como fazer a mala? A Matte Viagens te dá algumas dicas que podem fazer toda a diferença para que tudo dê certo e saia conforme o planejado.

A ESCOLHA DAS MALAS DE VIAGEM
Escolha bem as malas para a sua viagem. Na maioria dos voos internacionais, as Companhias Aéreas permitem 02 volumes de até 32kg cada. Nenhuma mala será aceita no check-in se pesar mais que 32kg, mesmo se o peso de sua segunda mala estiver abaixo do limite. Assim, não tem sentido levar malas muito grandes que, quando cheias, pesem mais que 32kg. É mportante levar malas resistentes e adequadas para agüentar o peso de 32kg. Alças quebram com freqüência, não por causa de maus tratos por parte de carregadores e, sim, por serem desgastadas ou inapropriadas para tal peso. Verifique com antecedência se possui cadeado/chaves.

**Bagagem de mão**
Não é permitido volume maior que a dimensão para bagagem de mão – 55cm x 40cm x 20cm. Nesta bagagem não são permitidos objetos cortantes (facas, canivetes, tesouras, alicates de unha, etc). Líquidos apenas com no máximo 100ml. Os remédios de uso contínuo (pressão, diabetes, tiróide, coração, antibióticos, etc) devem ser levados na bagagem de mão. No exterior dificilmente você poderá adquiri-los sem uma receita médica. Algumas companhias aéreas limitam o peso da bagagem de mão em 8kg (e, em alguns casos, 5kg).

Itens que não podem faltar em sua bagagem de mão:
-Passaporte, passagens aéreas e documentos de viagem;
-Cópia do passaporte, passagens aéreas e documentos de viagem; seria de grande ajuda no caso de perda ou furto de seus documentos;
-Cartão se Seguro Viagem;
-Carteira de motorista (se pretende alugar carro);
-Dinheiro (no caso de dólares, leve somente notas emitidas a partir de 1996);
-Cartão de Crédito e/ou Cartão pré-pago;
-Máquina fotográfica e/ou filmadora e carregadores;
-Memory Card ou filmes;
-Remédios essenciais;
-Jóias e outros objetos de valor;
-Óculos de sol;
-Casaco para usar durante o vôo;
-Uma muda de roupa, para evitar transtornos no caso de extravio de malas;
-Celular e carregador (se pretende utilizá-lo);
-Pequena calculadora;
-Bloco de anotações;
-Lista de encomenda de amigos e familiares.

Não levar:
-RG, talão de cheques, carteirinhas de clubes e associações, entre outros itens que você não irá utilizar durante a viagem;
-Moedas (que não aceitas para efeito de câmbio).

**Bagagem para despachar**
Apesar de alguns destinos permitirem o embarque de dois volume de até 32kg cada, temos que lembrar que em muitos roteiros você tem que fazer vôo internos que só permitem um volume de 20kg (ou ainda 15kg.) Assim sendo, se você já sai do Brasil com malas cheias, fatalmente terá problemas de excesso de peso no decorrer da viagem. Se você já tem intenção de fazer compras durante a viagem, então leve menos ainda, pois você pode ir usando as novas aquisições durante o roteiro. Em épocas de frio, um bom casaco resolve o problema até dos mais exigentes passageiros. Não vale a pena levar mais. Inclua também um bom cachecol e luvas.
NUNCA despache objetos de valor nas bagagens, como dinheiro, jóias, máquina fotográfica, filmadora, bem como remédios essenciais e diários.

Especialmente para mulheres: leve sempre roupas leves e que possam ser facilmente combinadas entre si; assim você economiza espaço. Eleja duas cores principais e desta maneira você terá mais facilidade em combinar tudo. Use e abuse dos acessórios, como echarpes, xales e bijuterias, pois estas peças sempre criam um novo visual e são fáceis e leves de se carregar na bagagem.


Itens que não podem falta em sua bagagem:
-Outra cópia do passaporte, passagens aéreas e documentos de viagem;
-Sapatos baixos e confortáveis, de preferência com solado de borracha para caminhadas;
-Tesouras, alicates de unha, etc que não são permitidas na bagagem de mão;
-Guarda-chuva;
-Boné;
-Filtro solar;
-Adaptador de tomadas internacional.


Comentários