JAMAICA, UM PARA√ćSO DO CARIBE ūüŹĖūüėć


A Ilha Jamaica
J√° conhecia outros para√≠sos do Caribe, como Cura√ß√£o, Punta Cana, Cancun, Aruba, Cuba, Varadero, Cayo Largo mas a Jamaica me surpreendeu. Um pa√≠s pequeno de apenas 3 milh√Ķes de habitantes, mas uma das maiores Ilhas do Caribe, encanta logo o turista por seu verde no meio do mar azul do Caribe. Sua grande fonte de renda √© o turismo e investimentos estrangeiros.

V√īos
Os diferenciais já começam com o voo da Copa Airlines que parte de Porto Alegre, direto a cidade do Panamá. A duração é de cerca de 6 horas de duração e a conexão é feita na moderna e nova ala do aeroporto do Panamá. Até a Jamaica a viagem é rápida cerca de 1h37min. O aeroporto que mais recebe turistas na Ilha é o de Montego Bay, onde foi nossa chegada.

Colonização
A Jamaica foi uma Ilha de coloniza√ß√£o Brit√Ęnica, com tr√°fego ao lado contr√°rio do nosso, dire√ß√£o do lado direito. Por estradas perfeitas, a dura√ß√£o para o deslocamento at√© Ochio Rios, onde ficamos, √© de cerca de 2 horas. E para a capital Kingston √© de 140 Km.

Praias
O turista ir√° se extasiar com as praias transl√ļcidas esverdeadas e limpas, de ondas suaves, areias branqu√≠ssimas - verdadeiras piscinas. Cen√°rios paradis√≠acos. Todas as praias com √≥timos restaurantes. Uma infraestrutura √≠mpar, com cen√°rios criados pela natureza...um convite para cada um relaxar e esquecer do mundo.












Al√©m das praias locais de rara beleza como o Rick’s Caf√© atra√ß√£o que oferece talvez o mais belo p√īr do sol do mundo. Localizado sobre montanhas, recortadas por um mar quase imposs√≠vel de se acreditar pela transpar√™ncia.

Ali tive a oportunidade de saltar no mar de quase 14 metros de altura, uma emo√ß√£o indescrit√≠vel. Atividade liberada para os turistas, com um guia orientador. V√°rios caf√©s e bares comp√Ķem o cen√°rio, sobre as montanhas.

O Nine Miles Bob Marley, √© a casa de Bob Marley, que resgata toda a hist√≥ria do maior nome do Reggae de todos os tempos. Praticamente um museu que mostra a trajet√≥ria deste grande astro da m√ļsica.

Fazer um passeio de barco a noite na lagoa luminosa (Blue Lagoon) é uma magia que transcende a tudo que já se viu. O efeito luminoso da água é mais intenso a noite, ocasionado por organismos bioluminescentes. Ao tocar a água, ou nadar, tudo se torna azul brilhante.

As Cachoeiras – Dunn River Falls, s√£o as mais conhecidas, e ficam em Ocho Rios. Deslumbrantes que sobem em degraus por cerca de 600 metros, com suas √°guas caindo no mar. De m√£os dadas, e com sapatilhas especiais, subimos por cerca de 1 hora nas pedras por entre as corredeiras. √Č preciso preparo f√≠sico.

A praia Frenchman´s Cove Beach, s√£o talvez as mais bonitas da Jamaica e talvez do mundo. Um rio verde e cristalino desemboca no mar azul turquesa e voc√™ poder√° conhecer toda a beleza do lugar, fazendo um passeio relaxante de bamboo rafting, para conhecer todas as maravilhas da paisagem exuberante local.

Para se apreciar a exuberante selva tropical da Ilha, o parque Mystic Mountain em Ocho Rios √© uma excelente op√ß√£o, oferecendo vistas de tirar o f√īlego.






Hotelaria
As mais variadas op√ß√Ķes de hot√©is se encontram na Ilha, para todos os gostos e bolsos. Desde os paradis√≠acos da rede Palace, com sistema all inclusive – inclui comida e bebidas 24 horas - at√© os de pre√ßos mais modestos. Mas todos de excelente qualidade como a rede Sandals, Riu e outros.

Moeda

Apensar de a Jamaica ter sua própria moeda, o dinheiro corrente usado na Ilha é o dólar.

Melhor época

Com exce√ß√£o de maio, per√≠odo das chuvas, todos os meses s√£o √≥timos para se ir a Jamaica. N√£o h√° a quest√£o dos furac√Ķes, pois a ilha e cercada de montanhas, e n√£o est√° na rota dos mesmos.

Compras

Na Jamaica, o turista encontrar√°, principalmente, souvenirs de lembran√ßas, mas tamb√©m vestu√°rio, artesanato, e v√°rias outras op√ß√Ķes. Normalmente no retorno, passando pelo Panam√°, a√≠ sim o turista ter√° uma vasta gama de op√ß√Ķes para suas compras com pre√ßos de Duty Free.









Por: Reinaldo Carlos Matte



Coment√°rios