JAMAICA, UM PARAÍSO DO CARIBE 🏖😍


A Ilha Jamaica
Já conhecia outros paraísos do Caribe, como Curação, Punta Cana, Cancun, Aruba, Cuba, Varadero, Cayo Largo mas a Jamaica me surpreendeu. Um país pequeno de apenas 3 milhões de habitantes, mas uma das maiores Ilhas do Caribe, encanta logo o turista por seu verde no meio do mar azul do Caribe. Sua grande fonte de renda é o turismo e investimentos estrangeiros.

Vôos
Os diferenciais já começam com o voo da Copa Airlines que parte de Porto Alegre, direto a cidade do Panamá. A duração é de cerca de 6 horas de duração e a conexão é feita na moderna e nova ala do aeroporto do Panamá. Até a Jamaica a viagem é rápida cerca de 1h37min. O aeroporto que mais recebe turistas na Ilha é o de Montego Bay, onde foi nossa chegada.

Colonização
A Jamaica foi uma Ilha de colonização Britânica, com tráfego ao lado contrário do nosso, direção do lado direito. Por estradas perfeitas, a duração para o deslocamento até Ochio Rios, onde ficamos, é de cerca de 2 horas. E para a capital Kingston é de 140 Km.

Praias
O turista irá se extasiar com as praias translúcidas esverdeadas e limpas, de ondas suaves, areias branquíssimas - verdadeiras piscinas. Cenários paradisíacos. Todas as praias com ótimos restaurantes. Uma infraestrutura ímpar, com cenários criados pela natureza...um convite para cada um relaxar e esquecer do mundo.












Além das praias locais de rara beleza como o Rick’s Café atração que oferece talvez o mais belo pôr do sol do mundo. Localizado sobre montanhas, recortadas por um mar quase impossível de se acreditar pela transparência.

Ali tive a oportunidade de saltar no mar de quase 14 metros de altura, uma emoção indescritível. Atividade liberada para os turistas, com um guia orientador. Vários cafés e bares compõem o cenário, sobre as montanhas.

O Nine Miles Bob Marley, é a casa de Bob Marley, que resgata toda a história do maior nome do Reggae de todos os tempos. Praticamente um museu que mostra a trajetória deste grande astro da música.

Fazer um passeio de barco a noite na lagoa luminosa (Blue Lagoon) é uma magia que transcende a tudo que já se viu. O efeito luminoso da água é mais intenso a noite, ocasionado por organismos bioluminescentes. Ao tocar a água, ou nadar, tudo se torna azul brilhante.

As Cachoeiras – Dunn River Falls, são as mais conhecidas, e ficam em Ocho Rios. Deslumbrantes que sobem em degraus por cerca de 600 metros, com suas águas caindo no mar. De mãos dadas, e com sapatilhas especiais, subimos por cerca de 1 hora nas pedras por entre as corredeiras. É preciso preparo físico.

A praia Frenchman´s Cove Beach, são talvez as mais bonitas da Jamaica e talvez do mundo. Um rio verde e cristalino desemboca no mar azul turquesa e você poderá conhecer toda a beleza do lugar, fazendo um passeio relaxante de bamboo rafting, para conhecer todas as maravilhas da paisagem exuberante local.

Para se apreciar a exuberante selva tropical da Ilha, o parque Mystic Mountain em Ocho Rios é uma excelente opção, oferecendo vistas de tirar o fôlego.






Hotelaria
As mais variadas opções de hotéis se encontram na Ilha, para todos os gostos e bolsos. Desde os paradisíacos da rede Palace, com sistema all inclusive – inclui comida e bebidas 24 horas - até os de preços mais modestos. Mas todos de excelente qualidade como a rede Sandals, Riu e outros.

Moeda

Apensar de a Jamaica ter sua própria moeda, o dinheiro corrente usado na Ilha é o dólar.

Melhor época

Com exceção de maio, período das chuvas, todos os meses são ótimos para se ir a Jamaica. Não há a questão dos furacões, pois a ilha e cercada de montanhas, e não está na rota dos mesmos.

Compras

Na Jamaica, o turista encontrará, principalmente, souvenirs de lembranças, mas também vestuário, artesanato, e várias outras opções. Normalmente no retorno, passando pelo Panamá, aí sim o turista terá uma vasta gama de opções para suas compras com preços de Duty Free.









Por: Reinaldo Carlos Matte



Comentários