Seu voo atrasou ou foi cancelado. E agora, o que fazer?

Essa dúvida é normal e frequente entre os viajantes, sejam eles de primeira ou décima viagem. O cancelamento de voos ou atrasos estão sujeitos a acontecer devido ao fluxo de passageiros dentro dos aeroportos. Cada vez mais, a procura por passagens aéreas aumentam por causa da facilidade de pagamento, preços mais baixos e comodidade que as empresas podem oferecer. Trechos antes realizados por automóveis ou ônibus estão sendo feitos por aviões, devido ao conforto e valores similares a outros tipos de viagens.

Viajantes de primeira viagem ou não, todos precisam saber seus direitos.

A falta de estrutura dos aeroportos ou das empresas também podem motivar os cancelamentos, atrasos ou o famoso overbooking. Caso isso aconteça com você, a primeira coisa é, sem dúvidas, manter a calma. Depois busque aquilo que é por direito seu.

Atraso de Voo
O atraso de um voo pode acontecer por inúmeros fatores. Além das que já citamos anteriormente, também pode acontecer de uma aeronave ter que esperar outro avião sair da pista de pouso, para poder chegar ao destino. São raras as vezes, mas pode acontecer. 
Saiba o que fazer em caso de atraso do seu voo.

1) Se o atraso durar mais de 1 hora, o passageiro tem direito a acesso à informação, internet e telefonemas.
2) Se o atraso durar mais de 2 horas, o passageiro tem direito a alimentação, incluindo bebida e comida.
3) Se o atraso durar mais de 4 horas, o passageiro tem os direitos citados anteriormente, além de transporte e hospedagem até que seu embarque esteja disponível.
A partir de então, o passageiro tem direito de negociar sua situação com a Companhia Aérea, podendo ser reembolsado, embarcado em outro voo, ou escolher ter sua hospedagem gratuita providenciada pela empresa. 
Cancelamento de Voo
Quando o voo for cancelado no aeroporto de origem da viagem, o passageiro tem a possibilidade de optar pelo reembolso das passagens e taxas de embarque, ou pelo embarque em outro voo e outro horário.
Seu voo foi cancelado, entenda o que pode ser feito.
Quando o voo for cancelado no aeroporto de destino da viagem, o passageiro tem o direito de reembolso do valor integral da passagem mais a taxa de embarque. Também tem o direito de retornar ao seu destino, sem nenhum custo adicional cobrado. Nesse caso, a empresa terá que arcar com as despesas alimentícias. O passageiro também pode escolher permanecer no seu destino, recebendo o valor parcial da viagem de retorno não utilizada. Nesse caso, a empresa estará isenta de qualquer despesa.
O passageiro ainda pode negociar com a Companhia Aérea para voltar ao seu local de origem em outro voo e horário, ou então outro meio de transporte.
Os atendentes da companhia aérea vão poder lhe ajudar em caso de atraso ou cancelamento, mas às vezes, a situação não é tão tranquila e a informações acabam se perdendo. Por isso, a equipe Matte Viagens disponibiliza atendimento 24 horas para os seus passageiros. A gente sabe que em certos momentos é mais seguro poder contar com alguém da sua confiança, por isso, há 64 anos não abrimos mão deste atendimento personalizado. 
Se ainda assim você tiver alguma dúvida sobre sua viagem, é só nos mandar um e-mail (mkt@matteviagens.com.br) ou ligar (51)3715-8044. Vai ser um prazer enorme lhe atender!

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