O ouro de Minas Gerais

Convidamos o Reinaldo Carlos Matte para nos contar um pouquinho do que ele viveu ao visitar o Circuito do Ouro de Minas Gerais. Ah! Antes de mais nada, vale lembrar que este é um destino super indicado para a Melhor Idade. Se você tem vontade de conhecer o lugar em grupo, ligue para nós (51) 3715-8044 que vamos organizar uma saida personalizada para você e sua turma. Outras opções em www.matteviagens.com.br.

Circuito do Ouro, Minas Gerais, por Reinaldo Carlos Matte.

"O ouro foi a semente de Minas e do país, brotando a riqueza mas também ambição, submissão  e subversão além, é claro, de ter sido o palco de  nossa história. Toda esta atmosfera ainda está impregnada nas ruas, nos lampiões, nas ladeiras, casas e paredes das cidades vizinhas a cerca de 85 km de Belo Horizonte, trazendo uma história fantástica sobre a nossa cultura.


Foto: territoriopress.com.br

 O Circuito destes cenários exuberantes, se mostra através das cidades de:

Congonhas do Campo, onde tive a sensação de estar sendo observado por vários olhos e faces das espetaculares estátuas de um dos mais famosos escultores que nosso país já teve, o Antonio Franscisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho. Em número de 12 – que seriam os profetas- estão dispostas nas escadarias em frente ao santuário Bom Jesus do Matosinho. Uma obra de arte única em beleza e grandiosidade.

"Em Congonhas do Campo tive a sensação de estar sendo vigiado pelas esculturas de Aleijadinho."
As 12 estátuas representam os 12 apóstolos de Cristo.

Mariana é outra testemunha desta época de ouro. Foi a primeira capital de Minas Gerais e guarda, em seus museus e igrejas, toda a pujança histórica daquela época. 

Foto: www.jornalismovariosmodosdesefazer.blogspot.br

Ouro preto é uma das mais impressionantes criações da humanidade! Caminhando por suas ruas, pela manhã, eu senti e ouvi os sons da época, o sussurros  das pessoas, as sombras refletidas pelas lamparinas acesas, dos reflexos das janelas, dos casarios... caminhava  literalmente  dentro da história. Uma viagem para o tempo em que, certamente, as pessoas eram mais simples e  mais felizes em uma harmonia bem maior que a de hoje em dia.

Igreja Nossa Senhora do Carmo. Foto: viagem.uol.com.br)

Patrimônio cultural da humanidade, suas igrejas, como  Nossa Sra. do Carmo e a Casa da Ópera – a mais antiga da América Latina- fazem desta cidade um local obrigatório para ser conhecida.

Casa da Ópera, Minas Gerais.

Sabará nasceu sob o ouro. Era ainda repleta de pedras preciosas, o caminho da maior ambição do ser humano na época, a riqueza que ali transbordava gerou  um dos berços da arte barroca. Seus  rios como o  Sabará e suas minas escondidas nas montanhas são um testemunho vivo desta cidade tão importante.


Visitando a cidade de Tiradentes tem-se a noção de viver o clima político do Brasil colônia, Império e República, que girava pela cidade. O vilarejo  encanta a todos pelo seu charme e elegância, sendo o berço da Inconfidência Mineira, tendo acolhido Joaquim José da Silva Xavier, herói nacional. 

Foto: cvc.com.br

Comentários