GRÉCIA – UMA VIAGEM DE CONTATOS COM OS DEUSES

Por Reinaldo Carlos Matte

Quando cheguei em Atenas não imaginava que no outro dia teria uma das visões mais espetaculares da minha vida. Senti  que estar em Atenas era estar em  contato direto  com os deuses da mitologia Grega. Tive a sensação  de que eles  estavam, a todo momento, ao meu  lado, enquanto eu  presenciava a história e cultura do nosso planeta. Emocionei-me em frente a Acrópole. Uma colina rochosa onde se abrigam as mais famosas edificações do mundo, o Partenon e o Erection, que serviram originalmente como proteção contra os invasores .

Atenas encantou Reinaldo com seu peso histórico.

Tive a oportunidade de caminhar por entre as fabulosas e simétricas colunas  datadas  de 450 a.c, tocá-las e assim sentir todo o esplendor da época. São perfeitas, levando a reflexão de quão qualificados eram os arquitetos e engenheiros da época que se esmeravam pela perfeição e glorificação de suas obras, contrastando com toda a tecnologia de hoje, que privilegia  as formas quadradas .

Depois de admirar o Partenon e ficar em silêncio profundo, fui conduzido por mãos invisíveis até o Templo de Erection.  Ao ver as seis estátuas femininas -as cariátides- que parecem  uma  conexão entre a terra e o céu, moldadas   com uma beleza e leveza próprias das mulheres, senti que uma energia enorme de  um portal ali foi derramado.

Templo de Erection.

Na sequência, visitei o Museu da Acrópole, que coleta  os fragmentos de uma das cidades mais antigas do mundo. Todos os passos eram entremeados pelas lembranças das aulas de história  do meu ginasial .

No terceiro dia iniciava  outra etapa, desta que foi uma das mais espetaculares  viagens que realizei. Era a hora de embarcar em um ferry para iniciar a navegação pelas  Ilhas Gregas. Do porto de Pireu comecei a visualizar  a beleza de um mar incrivelmente azul que iria contrastar ainda mais quando chegamos à primeira Ilha- Mykonos. Com seus majestosos moinhos de vento e ruelas decoradas pelo branco de suas casas  e o azul celeste das janelas e portas, esta ilha oferece  uma atmosfera que transmite leveza e calma. 

Ilha de Mykonos e seus encantos.


É a mais tradicional, famosa e badalada de todas. Seu mar nas tonalidades de azul e verde, transparente como um cristal, formam praias paradisíacas por todos os cantos.
Depois seguimos a Rodes, a famosa Ilha do Colosso de Rodes, que foi uma das sete maravilhas do mundo e tombada pela Unesco. Com suas muralhas medievais, é talvez a maior dentre todas, e que ainda de presente oferece em seu território a cidade de Lindos, como o próprio nome já diz  é um verdadeiro cartão postal . A cidade se debruça sobre o mar em um platô, que contempla ainda uma acrópole.

Mykonos.

Visitar a outra Ilha de Kusadasi na Turquia foi encher a todo momento meus olhos de imagens tridimensionais. Nesta Ilha localiza-se Éfesos, um dos maiores sítios arqueológicos do mundo e um dos mais preservados. Um banho de cultura, arquitetura, história  e emoção. Esta cidade grego –romana possui  maravilhas arquitetônicas únicas como a Biblioteca de Celso, os famosos banheiros públicos onde uns sentavam ao lado dos outros, a casa da virgem Maria e o esplendoroso  teatro de Éfesos. Era como um filme de Fellini, onde eu caminhava   entre  ruas ainda cobertas de ladrilhos colados com gemas de ovo .


A Matte Viagens está formando um grupo para  Grécia- Ilhas Gregas  e Paris, com acompanhante da agência, e saída para setembro, VEJA AQUI. Outras opções de roteiros incluindo as ilhas gregas? Nós temos! VEJA AQUI. Para outras informações informações é só ligar (51) 3715-8044.

Comentários